Observatório do Ensino Superior Paulista

Coordenadoria do Ensino Superior

Versão 1.3.21

OBSERVATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR PAULISTA

APRESENTAÇÃO

A Coordenadoria do Ensino Superior, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, oferece à Sociedade o acesso rápido a dados do sistema de ensino superior paulista, tendo como base o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Para ampliar a difusão dessas informações e oferecer outras perspectivas para sua análise, foi criado o OBSERVATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR PAULISTA, que projeta representações cartográficas e infográficas, por meio de mapa do estado de São Paulo e dashboards dinâmicos, trazendo um diagnóstico das Instituições de Ensino Superior (IESs) pelo estado de São Paulo, a partir dos microdados do Censo da Educação Superior.

A visualização da distribuição das IESs paulistas nas 16 regiões administrativas, incluindo a região metropolitana de São Paulo, seus dados e a correlação com a densidade demográfica, expressa em linguagem numérica, gráfica e cartográfica, possibilita avaliar a realidade das IESs paulistas no contexto nacional e facilita ações políticas específicas, de modo articulado com a economia da região, suas características geopolíticas e sociais.

O OBSERVATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR PAULISTA foi elaborado de acordo com o conceito dos mapas diagnósticos dinâmicos que reúnem a representação gráfica, cartográfica e georreferenciada. Desse modo, as representações aparecem em diferentes níveis territoriais, de acordo com o interesse do usuário, numa dada escala, no mapa do estado de São Paulo, segundo regiões administrativas e municípios. Esta plataforma possibilita ao usuário a navegação lógica, segundo as variáveis escolhidas em filtros, com cruzamento de informações, entre elas: o número de IESs; - o número de vagas, - o de matrículas, - a relação entre vagas e habitantes; - entre matrículas e habitantes; - a localização das IESs.

A barra de menu principal da plataforma é composta por três botões de hiperlinks: a) Mapa Dinâmico, que propicia a montagem de cartogramas e alguns infográficos a partir da informação escolhida; b) Estatísticas, em que é possível gerar infográficos a partir de cruzamentos dos dados quantitativos disponíveis no banco e c) Sobre o Observatório, no qual estão disponíveis orientações para a utilização da plataforma dinâmica e suas particularidades.

O OBSERVATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR PAULISTA difere de iniciativas semelhantes, uma vez que lança o olhar exclusivamente ao ensino superior no estado de São Paulo, com destaque para as IESs estaduais (USP, Unicamp, Unesp, Univesp, Centro Paula Souza - FATECs, Famema e Famerp), apresenta granularidade alta da informação, atingindo as escalas do município e das próprias IESs, e, sobretudo, possibilita correlações amplas de dados do Censo do Ensino Superior do Inep.

COMO FOI ELABORADO O OBSERVATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR PAULISTA

O observatório é composto por informações em polígonos que se integram conformando representações cartográficas, utilizando a tecnologia de gerenciamento de banco de dados SQL Server, filtrando os dados das IESs do Estado de São Paulo. Utiliza-se ainda aplicação Web com base nas tecnologias ReactJS e NodeJS, e um conjunto de rotinas, padrões e funções de programação para alimentar a aplicação, com a API (Application Programming Interface) na tecnologia GraphQL, enquanto o banco de dados é composto pelos microdados do Censo da Educação Superior (Inep/MEC). Os dashboards possibilitam visualizar de forma dinâmica, os dados elencados fazendo a comparação entre o Brasil, o Estado de São Paulo, as regiões administrativas e os municípios, respeitando o nível hierárquico superior.

As implantações cartográficas consistem em dois tipos: a) zonal, em que é aplicado determinado matiz sobre uma área representando uma informação e b) pontual, quando é indicada, através de pontos dispostos pelo mapa da aplicação a localização aproximada de cada IES. A variável visual matiz é empregada na plataforma de duas maneiras: a partir da variação de intensidade e segundo o valor nas implantações zonais. Isso significa que a variação de matiz ocorre a partir de tonalidades análogas, em que algumas se destacam mais do que outras, e nesse sentido os valores são atribuídos às classes, destacando determinadas áreas no mapa; ou indicando variações nominais para tipologias diferentes de instituições nas implantações pontuais, portanto, pontos com cores diferentes representam categorias de IESs diversas.

A valorização de classes para variação do matiz utiliza a metodologia Jenks que, segundo GIRARDI (2008), busca minimizar as variações dentro das classes enquanto maximiza as variações entre as classes, ou seja, os agrupamentos destacam as mudanças abruptas e valorizam quebras naturais em classes que se conformam sobre os valores que mais repetem.

OBSERVAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA

  1. O observatório pode ter um tempo de acesso inicial mais prolongado devido ao número de dados a serem carregados pela aplicação e, em decorrência do hardware e da velocidade da internet utilizados pelo usuário. Se necessário, o zoom do navegador deve ser ajustado para melhor visualização da plataforma;

  2. A contagem do número de instituições e a distribuição do número de vagas das IESs paulistas estão agrupadas, conforme os dados do Inep, de acordo com as mantenedoras, ainda que muitas compareçam em mais de um município. Na aplicação, as estatísticas preservem a contagem do Inep, na medida em que, no georreferenciamento, o alcance espacial das IESs é respeitado;

  3. Nos municípios existe um nível de generalização no georreferenciamento, quando se refere à localização das IESs. Essa ocorrência faz-se necessária para evitar a sobreposição e o ocultamento de dados, a depender do zoom aplicado. Contudo, em municípios de área reduzida e com alta concentração de IESs, alguma sobreposição parcial pode ocorrer;

  4. No mapa dinâmico, as localizações das IESs foram dispostas a partir do geoprocessamento dos endereços e o nome das instituições fornecidas pela API Geocoding da Plataforma do Google Maps, e as informações foram revisadas pela equipe;

  5. No que se refere ao número de vagas dos cursos na modalidade de ensino à distância, há uma concentração de vagas, segundo o município onde essas foram consolidadas, geralmente nos municípios sedes das mantenedoras;

  6. Quando escolhida a IES, suas informações serão fixadas nos dashboards, enquanto a representação cartográfica se restringe à sua geolocalização;

  7. A contagem dos números totais de vagas e matrículas se refere à somatória dos cursos presenciais e à distância, bem como dos cursos sequenciais.

AGRUPAMENTO DAS VARIÁVEIS DA PLATAFORMA

O observatório possibilita a análise de 109 variáveis agrupadas em categorias dispostas de maneira gráfica e numérica.

As variáveis utilizadas estão divididas nas seguintes categorias:

Agrupamentos das variáveis do Censo do Ensino Superior do INEP (2020 - 2021)
RótuloCódigo Agrupamento do Censo INEPValor do Agrupamento
Organização AcadêmicaTP_ORGANIZACAO_ACADEMICA1 - Universidade2 - Centro Universitário3 - Faculdade4 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia5 - Centro Federal de Educação Tecnológica
Categoria AdministrativaTP_CATEGORIA_ADMINISTRATIVA1 - Pública Federal2 - Pública Estadual3 - Pública Municipal4 - Privada com fins lucrativos5 - Privada sem fins lucrativos6 - Privada - Particular em sentido estrito7 - Especial8 - Privada comunitária9 - Privada confessional
Rede de EnsinoTP_REDE1 - Pública2 - Privada
Grau AcadêmicoTP_GRAU_ACADEMICO1 - Bacharelado2 - Licenciatura3 - Tecnológico4 - Bacharelado e Licenciatura - Não aplicável
Modalidade de EnsinoTP_MODALIDADE_ENSINO1 - Presencial2 - Curso a distância
Nível AcadêmicoTP_NIVEL_ACADEMICO1 - Graduação2 - Sequencial de Formação Específica
Área Geral CINECO_CINE_AREA_GERAL10 - Serviços00 - Programas básicos01 - Educação02 - Artes e humanidades03 - Ciências Sociais, comunicação e informação04 - Negócios, administração e direito05 - Ciências naturais, matemática e estatística06 - Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)07 - Engenharia, produção e construção08 - Agricultura, silvicultura, pesca e veterinária09 - Saúde e bem-estar
IES Públicas EstaduaisCO_MANTENEDORA33 - FATEC46 - FAMERP300 - FAMEMA12575 - UNICAMP15715 - USP15958 - UNIVESP17109 - UNESP
Informações e Variáveis do Censo do Ensino Superior do INEP (2020 - 2021)
InformaçãoVariáveisRótulo
Quantidade de funcionários técnico-administrativosQT_TEC_TOTALQuantidade de funcionários técnico-administrativos
Quantidade de docentesQT_DOC_TOTALEm exercício e afastados
QT_DOC_EXEEm exercício
QT_DOC_EX_COM_DEFICIENCIAEm exercício - com deficiência
Quantidade de docentes em exercício - formaçãoQT_DOC_EX_SEM_GRADSem curso de graduação
QT_DOC_EX_GRADCom curso de graduação
QT_DOC_EX_ESPCom especialização
QT_DOC_EX_MESTCom mestrado
QT_DOC_EX_DOUTCom doutorado
Quantidade de docentes em exercício - dedicaçãoQT_DOC_EX_INTTempo integral
QT_DOC_EX_INT_DEEm tempo integral com dedicação exclusiva
QT_DOC_EX_INT_SEM_DEEm tempo integral sem dedicação exclusiva
QT_DOC_EX_PARCEm exercício em tempo parcial
QT_DOC_EX_HOREm exercício horista
Quantidade de docentes em exercício - nacionalidadeQT_DOC_EX_BRABrasileira ou brasileira - nascido no exterior ou naturalizado
QT_DOC_EX_ESTEstrangeira
Quantidade de vagasQT_VG_TOTALTotal
Quantidade de vagas - períodoQT_VG_TOTAL_DIURNONo turno diurno
QT_VG_TOTAL_NOTURNONo turno noturno
QT_VG_TOTAL_EADNos cursos EAD
Quantidade de matrículasQT_MATTotal
Quantidade de matrículas - períodoQT_MAT_DIURNOTurno diurno
QT_MAT_NOTURNOTurno noturno
Quantidade de matrículas - sexoQT_MAT_FEMSexo feminino
QT_MAT_MASCSexo masculino
Quantidade de matrículas - nacionalidadeQT_MAT_NACBRASNacionalidade brasileira ou brasileira - nascido no exterior ou naturalizado
QT_MAT_NACESTRANGNacionalidade estrangeira
Quantidade de matrículas - faixa etáriaQT_MAT_0_17Até 17 anos de idade
QT_MAT_18_24De 18 a 24 anos de idade
QT_MAT_25_29De 25 a 29 anos de idade
QT_MAT_30_34De 30 a 34 anos de idade
QT_MAT_35_39De 35 a 39 anos de idade
QT_MAT_40_49De 40 a 49 anos de idade
QT_MAT_50_59De 50 a 59 anos de idade
QT_MAT_60_MAISDe 60 ou mais anos de idade
Quantidade de matrículas - Cor/RaçaQT_MAT_BRANCABranca
QT_MAT_PRETAPreta
QT_MAT_PARDAParda
QT_MAT_AMARELAAmarela
QT_MAT_INDIGENAIndígena
QT_MAT_CORNDNão Declarada
Quantidade de matrículas - alunos que utilizam financiamento estudantilQT_MAT_FINANCTotal
QT_MAT_FINANC_REEMBReembolsável
QT_MAT_FIESReembolsável - FIES
QT_MAT_RPFIESReembolsável - administrado pela instituição
QT_MAT_FINANC_REEMB_OUTROSReembolsável - pelo governo estadual, municipal, entidades externas à IES e outras entidades
QT_MAT_FINANC_NREEMBNão reembolsável
QT_MAT_PROUNIINão reembolsável - PROUNI Integral
QT_MAT_PROUNIPNão reembolsável - PROUNI Parcial
QT_MAT_NRPFIESNão reembolsável - administrado pela instituição
QT_MAT_FINANC_NREEMB_OUTROSNão reembolsável - pelo governo estadual, municipal, entidades externas à IES e outras entidades
Quantidade de matrículas - alunos que participam do programa de reserva de vagasQT_MAT_RESERVA_VAGATotal
QT_MAT_RVREDEPUBLICAEscola pública
QT_MAT_RVETNICOCunho étnico
QT_MAT_RVPDEFPessoas com deficiência
QT_MAT_RVSOCIAL_RFCunho social/renda familiar
QT_MAT_RVOUTROSOutros tipos
Total de ingressantes nos cursosQT_INGTotal
Quantidade de ingressantes nos cursos - sexoQT_ING_FEMDo sexo feminino
QT_ING_MASCDo sexo masculino nos cursos
Quantidade de ingressantes nos cursos - períodoQT_ING_DIURNONo turno diurno
QT_ING_NOTURNONo turno noturno
Quantidade de concluintesQT_CONCTotal
Quantidade de concluintes - períodoQT_CONC_DIURNOTurno diurno
QT_CONC_NOTURNOTurno noturno
Quantidade de concluintes - sexoQT_CONC_FEMSexo feminino
QT_CONC_MASCSexo masculino
Quantidade de concluintes - nacionalidadeQT_CONC_NACBRASNacionalidade brasileira ou brasileira - nascido no exterior ou naturalizado
QT_CONC_NACESTRANGNacionalidade estrangeira
Quantidade de concluintes - faixa etáriaQT_CONC_0_17Até 17 anos de idade
QT_CONC_18_24De 18 a 24 anos de idade
QT_CONC_25_29De 25 a 29 anos de idade
QT_CONC_30_34De 30 a 34 anos de idade
QT_CONC_35_39De 35 a 39 anos de idade
QT_CONC_40_49De 40 a 49 anos de idade
QT_CONC_50_59De 50 a 59 anos de idade
QT_CONC_60_MAISDe 60 ou mais anos de idade
Quantidade de concluintes - Cor/RaçaQT_CONC_BRANCABranca
QT_CONC_PRETAPreta
QT_CONC_PARDAParda
QT_CONC_AMARELAAmarela
QT_CONC_INDIGENAIndígena
QT_CONC_CORNDNão Declarada
Quantidade de concluintes - alunos que utilizam financiamento estudantilQT_CONC_FINANCTotal
QT_CONC_FINANC_REEMBReembolsável
QT_CONC_FIESReembolsável - FIES
QT_CONC_RPFIESReembolsável - administrado pela instituição
QT_CONC_FINANC_REEMB_OUTROSReembolsável - pelo governo estadual, municipal, entidades externas à IES e outras entidades
QT_CONC_FINANC_NREEMBNão reembolsável
QT_CONC_PROUNIINão reembolsável - PROUNI Integral
QT_CONC_PROUNIPNão reembolsável - PROUNI Parcial
QT_CONC_NRPFIESNão reembolsável - administrado pela instituição
QT_CONC_FINANC_NREEMB_OUTROSNão reembolsável - pelo governo estadual, municipal, entidades externas à IES e outras entidades
Quantidade de concluintes - alunos que participam do programa de reserva de vagasQT_CONC_RESERVA_VAGATotal
QT_CONC_RVREDEPUBLICAEscola pública
QT_CONC_RVETNICOCunho étnico
QT_CONC_RVPDEFPessoas com deficiência
QT_CONC_RVSOCIAL_RFCunho social/renda familiar
QT_CONC_RVOUTROSOutros tipos
Quantidade de alunos - apoio social e decifiênciaQT_APOIO_SOCIALQue recebem algum tipo de apoio social
QT_ALUNO_DEFICIENTECom deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação

REFERÊNCIAS

GIRARDI, Eduardo Paulon. Proposição teórico-metodológica de uma cartografia geográfica crítica e sua aplicação no desenvolvimento do atlas da questão agrária brasileira. 2008. 347 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/105064.

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